Área Tecnológica

Eletroeletrônica - Eletricidade

Eletroeletrônica - Eletrônica

Logística - Suprimento

Metalmecânica - Metalurgia

TI - Hardware - Tecnologia da Infor - Hardware

1 – QUALQUER CANDIDATO PODE SE INSCREVER PELO SITE DO SENAI?

SIM, desde que tenha os pré-requisitos para realização dos Cursos, conforme Edital.

No entanto, somente participarão do processo seletivo os candidatos encaminhados formalmente  por  empresas  contribuintes/ beneficiárias  do SENAI-SP, através da CARTA de indicação.

 

2 – PORQUE SEM A POSSE DA CARTA EU NÃO POSSO CONFIRMAR MINHA INSCRIÇÃO?

Sem a CARTA não é possível realizar a prova pois todas as vagas abertas e solicitadas em nossos Cursos foram reservadas por Empresas, às quais contratarão os candidatos selecionados na condição de aprendiz.

 

3 – COMO POSSO CONSEGUIR A CARTA DA EMPRESA CASO EU NÃO TENHA?

É de responsabilidade do candidato solicitar a CARTA DE INDICAÇÃO em Empresas de Sertãozinho e região.

DICA: Entre em contato com as principais Empresas de Sertãozinho e verifique se as mesmas mantem aprendizes com o SENAI. Caso positivo, verifique na Empresa se é possível conseguir a CARTA de indicação na Empresa para que o candidato participe do Processo de Seleção.

As Empresas entregam suas cartas de indicação através de critérios próprios. O SENAI não interfere nos critérios de indicação das Empresas.

 

4 – QUALQUER EMPRESA PODE CONCERDER A CARTA?

NÃO. Somente as Empresas contribuintes/beneficiárias do SENAI que tenham solicitado vagas em nossos Cursos de Aprendizagem ou no CURSO TÉCNICO DE ALIMENTOS.

OBS: Caso o aluno entregue uma carta de uma Empresa que não solicitou vagas conosco, a inscrição não será validada. Nesses casos, peça para a Empresa entrar em contato com o SENAI, pelo telefone: (16) 3946-5900, para a orientarmos a esse respeito.

IMPORTANTE

De acordo com o Edital, a 1ª opção do Curso realizada no ato da inscrição pelo site, deve corresponder á ocupação indicada pela Empresa (à vaga da Empresa).

 

5 – O SENAI IRÁ FORNECER A LISTA COM O NOMES DAS EMPRESAS QUE SOLICITARAM AS VAGAS?

NÃO. As Empresas não autorizam o SENAI a divulgar seus nomes.

DICA: É importante pesquisar nas Empresas de Sertãozinho, falar com familiares que trabalham nessas Empresas, buscar na internet, etc.

 

6 – O SENAI TEM CARTA DE INDICAÇÃO PARA ENTREGAR AOS CANDIDATOS?

NÃO.

Quem tem a Carta de Indicação é a Empresa.

Algumas Empresas solicitam ajuda do SENAI para entregarem as Cartas, através de CRITÉRIOS DA EMPRESA: ex: idade, cidade, escolaridade, endereço, Curso, etc.

 

7 – A CARTA DE INDICAÇÃO É GARANTIA QUE TEREI VAGA NO CURSO?

NÃO.

Pois para cada vaga que a Empresa solicitar ao SENAI poderá indicar até 05 candidatos a essa vaga.

Os candidatos indicados farão o processo seletivo (análise de notas) e, se habilitados no processo seletivo, a Empresa receberá a classificação dos mesmos e escolherá quem ficará com a vaga inicialmente reservada no SENAI.

A seleção pela Empresa obedecerá seus critérios internos.

 

9 – CASO A EMPRESA NÃO ME ESCOLHA APÓS A PROVA, TENHO CHANCES DE FAZER O CURSO?

SIM*

Caso tenhamos Empresas que tenham solicitado vagas e não tenham candidatos, podemos indicar os candidatos não selecionados pelas Empresas que deram a eles a cartas de indicação, para uma nova oportunidade.

*Critério para indicação: NOTA no processo seletivo, curso escolhido, entre outros (a critério da Empresa).