A Escola SENAI de Sertãozinho tem como patrono Ettore Zanini por sua história empreendedora na fundação da empresa ZANINI S/A, empresa que alavancou o forte desenvolvimento do setor sucroenergético.

Assim, o Centro de Formação Profissional SENAI Ettore Zanini é uma escola com mais 8.250 m² de área construída que conta com uma estrutura predial moderna e eficiente, a qual aproveita a iluminação natural e é capaz de reutilizar a água pluvial captada pelos telhados para usos não potáveis.

A infraestrutura de máquinas e equipamentos é moderna e está alinhada com a tecnologia utilizada na indústria para garantir uma formação em sintonia com as tendências do setor sucroenergético e da sociedade. Tudo isto através de uma metodologia de ensino com foco no aprender fazendo.

Seu portfólio de cursos regulares abrange as áreas de Automação, Manutenção, Metalmecânica, Eletroeletrônica, Metalurgia, Química e Gestão.

 

Núcleo de Energia

O Núcleo de Energia da Escola SENAI “Ettore Zanini” atua desde assessorias em processos produtivos até na elaboração e execução de projetos de pesquisa aplicada e desenvolvimento de novos produtos/processos, tendo como grande diferencial equipes multidisciplinares dedicadas a esta atividade, isto é, engenheiros e pesquisadores trabalhando juntos e de forma integrada visando:

- Otimização de processos com foco no aumento da eficiência energética e/ou redução de custos.

- Inovação e difusão de novas tecnologias com foco na inserção de novos produtos ou processos.


O Patrono 


A história empreendedora de Ettore Zanini inicia-se logo na infância, trabalhando nas lavouras de café e algodão. Na sua juventude passou a possuir sua própria oficina, a Oficina Zanini; embrião da Zanini S/A. 

Com a Segunda Guerra Mundial, seu negócio recebeu grande impulso, passando a construir tanques para gasogênio, devido à falta de gasolina no mercado. Estimulado por diversos empresários, direcionou seus negócios para a construção de equipamentos para usinas de açúcar.

O crescimento deste setor aumentou o volume de trabalho que, aliado ao desenvolvimento tecnológico, exigia um volume maior de investimentos, foi quando ele aceitou a associação de outros empresários e fundou a Zanini S/A; empresa líder no setor com projeção nacional e internacional. Engajou-se na vida política ao longo de mais de dez anos, fazendo grande representação junto à sociedade.

Esse espírito de Ettore Zanini, juntamente com suas qualidades pessoais, a de homem simples, inteligente, batalhador, dedicado a família e ao trabalho, fizeram dele um grande empreendedor.

 

Saiba mais

Telefones e contatos 

Para acessar a página de telefones e contatos que lhe seja mais útil, clique aqui

Proposta pedagógica 
Para acessar o documento da proposta pedagógica clique aqui

Política e objetivos de qualidade 
Para visualizar os objetivos de qualidade, clique aqui

Regimento Comum das Unidades Escolares Senai 
Para visualizar as orientações de acesso e permanência na escola, clique aqui.

Proposta Educacional SENAI-SP 

Para visualizar o documento da proposta educacional do SENAI-SP, clique aqui.

Sistema Senai de Ensino 
Para saber mais sobre o SENAI, clique aqui