1998

O Centro de Treinamento Senai “Ettore Zanini” iniciou suas atividades em março de 1998, caracterizada como Centro de Treinamento, sendo administrativamente vinculada à Escola Senai “Octavio Marcondes Ferraz, de Ribeirão Preto. Suas instalações foram construídas pelo Senai em um terreno doado pela Prefeitura Municipal de Sertãozinho. No início, oferecia exclusivamente cursos de curta duração, formação continuada, para as empresas da região e para o público em geral nas áreas de Mecânica e Informática. 

2000

Ampliou sua área de atendimento e estabeleceu convênio com a Prefeitura Municipal de Monte Alto, tendo como parceira direta a Escola Municipal “Ítalo Lanfredi”, onde passou a desenvolver cursos de iniciação profissional para menores e de formação profissional para adultos, nas áreas de Desenho, Mecânica, Eletricidade e Informática. 

2001

Ofertou os primeiros cursos de Aprendizagem Industrial para as ocupações de Mecânico de Usinagem em Máquinas Convencionais e Eletricista.

2003

A unidade implantou o Curso Técnico em Instrumentação - Controle de Processos e, com apoio de 11 empresas da cidade, ampliou sua atuação em Monte Alto, começando a realizar ali cursos de aprendizagem para Mecânico de Usinagem em Máquinas Convencionais e Eletricista.

2004

E nos anos subsequentes, no contexto de um amplo plano de investimentos do Senai-SP para modernização da base instalada de suas escolas e atendimento às vocações das economias regionais do estado, a unidade foi totalmente renovada. Passou por reforma e ampliação da área construída de suas instalações e recebeu equipamentos atualizados. Entre outros melhoramentos, instalaram-se sua oficina de soldagem e a biblioteca. Também foram atualizados e complementados os espaços de metalmecânica e instrumentação.

2005

A unidade desvinculou-se administrativamente da escola de Ribeirão Preto. Nesse mesmo ano, formou-se sua 1ª Turma de Técnicos em Instrumentação e instituiu-se seu Conselho Consultivo Sesi/Senai, com a participação de empresas da região.

2007

A unidade recebeu novos investimentos, foi ampliada novamente e também foi contemplada com um grande projeto para vocacionar a unidade para atender ao setor sucroalcooleiro

2009

Início do recebimento dos investimentos em equipamentos nas áreas de mecânica, metalmecânica, metalurgia, elétrica, automação e química além de diversos mobiliários.

2013

Início das obras da maior ampliação da unidade e ampliação da oferta dos cursos de Aprendizagem.

2015

Conclusão das obras da unidade no segundo semestre, ampliando a infraestrutura predial da unidade para os atuais 8.176,22 m² e início da oferta do Curso Técnico de Química.