A Unidade Piloto de Produção de Etanol (UPPE) do Centro de Formação Profissional SENAI “Ettore Zanini”, localizado em Sertãozinho/SP tem capacidade de produção de 1.056 Litros por dia de Etanol, ocupa cerca de 500 m² e está equipada com recursos tecnológicos de alto nível.

Esta unidade permite a realização de diversas pesquisas, simulações e análises, pois conta com alto grau de automação com mais de 130 pontos de medição e diversos encaminhamentos de tubulações que poderão ser configurados através das mais de 270 válvulas, que permitem diversos arranjos produtivos dentre os diversos equipamentos que incluem dornas, tanques, centrífuga, colunas de destilação, trocadores de calor, evaporadores, torre de resfriamento, caldeira e etc.

A seguir são apresentados os principais recursos disponíveis em cada uma das áreas produtivas que constituem a UPPE, Fermentação e Destilaria.

A área produtiva da Fermentação é totalmente construída em aço inoxidável e está equipada com:

   

Dornas de Fermentação: 4 com capacidade de 2500 Litros cada com controle de temperatura, isolamento térmico, sistema de coleta de gases e medição de nível, temperatura, °Brix e O2 dissolvido.

 

 

 

 

 

 

 

 

   

Dorna de multiplicação: 1 com capacidade de 1200 Litros com sistema de adição de antibiótico e ácido, sistema de coleta de gases, controle de temperatura, isolamento térmico e medição de nível, temperatura, °Brix, pH e O2 dissolvido.

 

 

 

 

 

 

 

 

   

Centrífuga: 1 com capacidade de 1000 L/h totalmente integrada ao sistema de automação permitindo reciclos das leveduras utilizadas na fermentação.

 

 

 

 

 

 

 

 

   

Centro de Controle de Motores (CCM): todas as bombas e motores da área de Fermentação estão integrados a um CCM totalmente automatizado com operação local/remota e automática/manual.

 

 

 

 

 

 

 

 

   

Centro de Operações Integradas (COI): todos os instrumentos de medição e elementos finais de controle estão integrados a um Sistema de Controle Distribuído (DCS) de alta capacidade de processamento que permite o controle total das operações através do COI.

 

 

 

 

 

 

 

 

A área produtiva da Destilaria é totalmente construída em aço inoxidável e está equipada com:

   

Colunas de epuração e esgotamento: coluna A1 com diâmetro de 407 mm e 6 bandejas com elementos de contato tipo calota alta. Coluna A com diâmetro de 610 mm e 16 bandejas com elementos de contato tipo calota alta.

 

 

 

 

 

 

 

 

   

Coluna de concentração e condensadores: coluna D com diâmetro de 270 mm e elementos de contato tipo anel Pall. Condensadores de álcool de segunda R e R1 tipo casco tubo.

 

 

 

 

 

 

 

 

   

Coluna de retificação e condensadores: coluna B com diâmetro de 610 mm, 45 bandejas com elementos de contato tipo calota baixa, 2 bandejas valvuladas e 2 bandejas perfuradas. Condensadores de refluxo E e E1 tipo casco tubo.

 

 

 

 

 

 

 

 

   

Trocadores de calor e chiller: Trocadores de calor K1 e K2 tipo casco tubo para aquecimento do vinho, trocador J a placas e chiller para resfriamento do etanol produzido.

 

 

 

 

 

 

 

 

   

Automação: todos os instrumentos de medição e elementos finais de controle estão integrados a um DCS que permite o controle total das operações através do COI. Todas as bombas estão integradas ao CCM e um Sistema Instrumentado de Segurança (SIS) também garante segurança nas operações da Planta.

 

 

 

 

 

 

 

 

Infraestruturas complementares do Centro de Formação Profissional SENAI “Ettore Zanini”, localizado em Sertãozinho/SP podem ser demandadas para apoio ao desenvolvimento de pesquisas e projetos específicos.

   

Laboratório de Espectrometria: equipado com espectrofotômetros de absorção atômica FTIR e UV/visível.

 

 

 

 

 

 

 

 

   

Laboratório de Cromatografia: equipado com cromatógrafo HPLC e sistema de cromatografia gasosa para biocombustíveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

   

Laboratório de Microscopia: equipado com sistema de microscopia integrado com software de tratamento de imagens.

 

 

 

 

 

 

 

 

   

Laboratório de Microbiologia: equipado com cabines de segurança biológica, biofermentador de 5 Litros e reator piloto de 10 Litros.