Sobre o Curso

ÁREA
Tecnologia da Informa

CARGA HORÁRIA
800 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Ettore Zanini"
Av. Fioravante Magro, 230 - Conj. Hab. Dr. Walter Antônio de Pádua Becker | Sertãozinho CEP: 14177-340

TELEFONE
16 3946-5900

E-MAIL
senaisertaozinho@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O Curso de Aprendizagem Industrial - Operador de Suporte Técnico em Tecnologia da Informação tem por objetivo desenvolver competências profissionais voltadas à realização de serviços de apoio e de desenvolvimento de e manutenção de sistemas computacionais.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 14 anos e no máximo idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.
O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental.

turmas disponíveis

Programação do Curso


COMUNICAÇÃO EM MULTIMEIOS - Processo de comunicação, Parágrafo, Técnicas de intelecção de textos, Editor de texto, Dissertação, Descrição técnica, Interpretação e elaboração de documentação técnica, Interpretação de manuais técnicos, Relatório técnico, Pesquisa bibliográfica, Técnicas de Oralidade, Apresentação oral e Revisão gramatical

MATEMÁTICA APLICADA À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Operações matemáticas, Sistema Internacional de Unidades (SI), Estatística, Resolução de problemas, Sequências e Conjuntos.

FUNDAMENTOS DA ELETROELETRÔNICA - Eletricidade, Magnetismo e eletromagnetismo, Eletrônica, Periféricos de alimentação elétrica, Riscos elétricos e Soldagem.

FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Sistemas Operacionais Código Fechado, Sistemas Operacionais Código Aberto, Sistema Gerenciador de Banco de Dados, Planilhas eletrônicas, Correio Eletrônico, Dispositivos computacionais, Indústria 4.0, Internet, Aplicações web e aplicativos, Mídias sociais, Apresentação Eletrônica, Aplicativos e Programação.

INSTALAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - Histórico, Terminologia, Sistemas numéricos, Meios computacionais, Arquitetura, Documentação Técnica, Montagem e desmontagem, Procedimentos para instalação do sistema operacional fechado, Procedimentos para instalação do sistema operacional aberto, Softwares de colaboração e produtividade e Normas e regulamentos.

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO E PRODUTIVIDADE - Agenda eletrônica, Grupos em ambientes multimídia, Planilhas eletrônicas, Ferramentas de produtividade e colaboração e Armazenamento em nuvem.

SUPORTE E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS - Manutenção de software, Acesso remoto para manutenção de software e hardware, Backup e restore, Manutenção preventiva de hardware, Manutenção corretiva de hardware, Manutenção preditiva, Testes de softwares, Monitoramento de sistemas, Clones de imagens, Inventário, Documentação Técnica e Softwares de controle de ocorrências.

REDES COMPUTACIONAIS - Redes, Topologia, Diagrama de rede, Protocolo, Portas de comunicação, Modelo Open System Interconnection - OSI, Dispositivos de transmissão e conexão de rede, Meios sem fio de transmissão de dados, Ferramentas para confecção de cabos, Normas, regulamentos e órgãos de padronização e Documentação Técnica.

SERVIÇOS DE REDES COMPUTACIONAIS - Dynamic Host Configuration Protocol - DHCP, Network Address Translation - NAT, Domain Name System - DNS, File Transfer Protocol - FTP, Acesso Remoto, Firewall, Proxy, Correio eletrônico, Web, Controlador de Domínio, Servidor de arquivos, Impressão, Segurança de rede, Simple Network Management Protocol - SNMP.