O Instituto SENAI de Tecnologia da Escola SENAI “Ettore Zanini” atua desde assessorias em processos produtivos até na elaboração e execução de projetos de pesquisa aplicada e desenvolvimento de novos produtos/processos, tendo como grande diferencial equipes multidisciplinares dedicadas a esta atividade, isto é, engenheiros e pesquisadores trabalhando juntos e de forma integrada visando:
- Otimização de processos com foco no aumento da eficiência energética e/ou redução de custos.
- Inovação e difusão de novas tecnologias com foco na inserção de novos produtos ou processos.

 

 Eficiência Energética

A energia pode representar até 40% do custo de produção das indústrias e as tarifas têm sofrido acréscimo constantemente.

Usar essa energia de forma mais eficiente pode representar um salto de competitividade para sua empresa.

Os especialistas do SENAI-SP possuem know-how e equipamentos de última geração capazes de monitorar perdas e desperdícios de energia na sua planta industrial e indicar soluções que poderão reduzir significativamente o custo com energia. Essa análise contempla os estudos nos sistemas de iluminação, os motores e acionamentos, os transformadores de energia, o sistema de ar comprimido e vapor , utilidades e processo produtivo.

Gerenciamento de Custos de Energia  

A energia elétrica representa uma parte importante do custo de produção das indústrias e as tarifas têm sofrido acréscimo constantemente.

Adequar o uso e o consumo da energia às estruturas tarifárias e contratos com a distribuidoras de energia, pode representar reduções significativas e um salto de competitividade para sua empresa.

Os especialistas do SENAI-SP realizarão estudos tarifários, farão a análise da demanda contratada, do fator de potência e da matriz energética industrial buscando alternativas para redução dos custos com energia elétrica, sem comprometer a segurança, a qualidade do produto nem sua capacidade de produção.

Laudo para Créditos de ICMS

A existência de uma legislação específica que permite os consumidores industrias requererem a título de crédito os valores de contribuição de ICMS referente a energia elétrica consumida na industrialização. Os especialistas do SENAI possuem competência técnica para elaboração deste laudo que abrange o levantamento da utilização dos insumos energéticos no processo de produção.

Inspeção termográfica 

A realização da termografia como suporte a manutenção preventiva, identificando pontos de aquecimento em virtude do mal funcionamento dos equipamentos, também podem ser considerados para a conservação do sistema elétrico da empresa bem como para conservação da energia.

Estudo de CO-GERAÇÃO

O reaproveitamento energético dos sistemas se mostra uma grande oportunidade para otimizar os processos industrias. O Núcleo de Energia realiza diferentes analises identificando potenciais e diferentes oportunidades, elaborando uma análise técnico financeira para implementação.

Energias Renováveis

A utilização de fontes renováveis de energia apresenta crescimento constante, a medida que a capacidade de ampliação de dos sistemas convencionais apresentam-se cada vez mais reduzida. O SENAI possui uma equipe especializada no desenvolvimento de projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis, capaz de identificar as reais oportunidades de geração e desenvolver todo o estudo de viabilidade técnica-financeira e os projetos executivos.

M&V

Os diagnósticos energéticos e as auditorias energéticas, bem como os projetos de eficiência energética necessitam de trabalhos especializados de Medição e Verificação que devem atender à protocolos internacionais e metodologias específicas. O SENAI possui especialistas certificados pela EVO no PIMVP capazes de identificar e aplicar a metodologia de M&V mais adequada ao projeto, garantindo imparcialidade e transparência aos projetos.

Uso e Consumo de Energia

As palestras e Workshops  visam disseminar  importância das oportunidades de redução do uso e do consumo de energia junto as empresas e colaboradores das organizações, considerando um grande aliado para o aumento da competitividade, mitigando desperdícios e custos energia , Os eventos técnicos oferecidos são instrumentos de conscientização e de divulgação para o portfólio de serviços realizados pelo Núcleo de Energia.